domingo, 13 de dezembro de 2009

Coletores Menstruais, parte 3 - minha experiência

Descobri o coletor em uma comunidade sobre vegetarianismo, no orkut. Não tive grandes resistências, até por que vi as meninas falando maravilhas. Resolvi entrar na comunidade do orkut específica sobre coletores e comecei a ler textos a respeito dele. Até mandei um deles a algumas amigas, via e-mail, antes de decidir comprar.

Por fim comprei, em um site brasileiro que disponibiliza o coletor. É o Guia Vegano, que vende coletores da marca Green Donna(na parte 4 vou colocar outros sites e opções). Comprei no Guia Vegano por que era mais fácil mesmo, em 4 dias chegou.

Fui correndo testar, mesmo sem estar menstruada, rs. Comprei uma caneca de esmalte (sabe aquela de vozinha?) para esterelizar, procedimento que deve ser feito no início e fim de cada ciclo(já já falo melhor sobre isso). Peguei na internet as maneiras mais comuns para dobrar, escolhi a “punch down fold” e foi bem tranquilo.

Andei, fiz minhas estrupulias e não senti NADA! Fiquei abismada, jurava que incomodaria...

Sobre a esterilização e limpeza do coletor : você precisa comprar um recipiente próprio pra esterilizar seu coletor, por motivos óbvios. Eu escolhi a caneca de esmalte por que, diferentemente da de alumínio, por exemplo, acho que não deixa resíduos. Outra que não solta material é a de vidro.

No início e fim de cada ciclo você deve colocar seu coletor dentro do recipiente com água e ferver por no máximo 5 minutos. Fique de olho, algumas meninas esquecem o coletor na panela e ele estraga!!

Durante o ciclo, ao retirar e colocar o coletor, você pode lavá-lo apenas com água (é o que eu faço) ou água e sabonete neutro/sabonete íntimo.

Demorou, mas enfim menstruei. Estava ansiosa pra testar o coletor, e acabou sendo uma catástrofe. Por algum motivo que desconheço meu colo do útero estava muito baixo, o que dificultou demais pra colocar o coletor. Destaco que essa foi uma dificuldade pela qual eu passei, não é assim com todo mundo.

Enfim, coloquei mesmo assim e fui dormir, dia seguinte tinha labuta.

Também não foi legal. Sentia o cabinho do coletor me incomodando, tava ansiosa pra trocar (parece que a gente volta à adolescência, hahaha) e em duas horas de uso já queria tirar. Ok, fui ao banheiro... e melequei tudo!!

Acho legal colocar isso aqui, por que não foi uma maravilha pra mim no primeiro dia, e talvez não seja pra você também.

Também doeu um pouco na hora de tirar. O fato é que eu estava descobrindo o coletor, meu corpo, meu ciclo...

No segundo dia melhorou. Vi que não precisava me preocupar com o coletor antes de 6 horas de uso (isso você só aprende na prática), o que foi muito bom. Justo eu, que achava meu fluxo horrendo de intenso, rs.

A única coisa que ainda me incomodava era o bendito cabinho. Eu já tinha cortado um pouco,mas ainda não estava legal. Ele fica pra fora, na hora de fazer xixi, e isso não é um grande problema pra maioria das mulheres que usa (pelo menos foi o que li na comunidade) mas estava me incomodando.

Chegando em casa, como percebi que conseguia tirar tranquilamente o coletor sem o cabinho, cortei quase tudo, deixando só uma pontinha de nada. Dei uma lixada nela, pra não ficar “pontuda” e de repente pinicar.

Depois disso, foi só alegria! Eu simplesmente NÃO SENTIA QUE ESTAVA MENSTRUADA, EM MOMENTO ALGUM. Não sentia o coletor, não tinha meleca na hora de fazer xixi... nenhum preocupação ao dormir, pois dá pra ficar até 12h com o coletor, de modo geral. Também já estava craque em tirá-lo: ficava tudo limpinho, eu jogava o sangue no vaso, lavava e recolocava – duas vezes por dia! Vocês tem noção da praticidade disso tudo?

Sem contar a satisfação que eu estou sentindo (de verdade) ao passar pelas gôndolas de absorventes nas farmácias/supermercados e pensar: esse lixo eu não produzo mais...

\o/


Parte 4 - marcas, modelos, onde comprar.

3 comentários:

  1. Oi Pati, que texto ótimo, bom de ler =). Eu uso o copinho e não troco por nada. Se quiser visitar minha "budega" www.ecoangustia.blogspot.com. Tá um pouco abandonada, mas tem umas coisas legais. =*

    ResponderExcluir
  2. Brigada pela descrição, me ajudou a saber que não é só mil maravilhas...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ansiosa pra comprar!

    ResponderExcluir