domingo, 13 de dezembro de 2009

Coletores Menstruais, parte 2 - por que usar o coletor?

Por que NÃO usar o coletor? Em tempos de tantas preocupações ambientais, essa é a pergunta que me parece mais lógica. Foi a preocupação ambiental (e o fato de não ser testado em animais, procedimento exigido na fabricação de absorventes descartáveis) que me chamou de cara a atenção, e depois fui descobrindo que haviam mais alguns motivos.

Enfim, vou descrever todos aqui:

*Preocupação ambiental: você já parou pra pensar em quanto lixo tem gerado? E durante o seu ciclo menstrual? Lixo sim, não resíduo, pois absorventes não podem ser reciclados.

Pense: um pacote que vem com vários saquinhos dentro. Cada um desses saquinhos têm dentro um absorvente, que contém material plástico cheio de adesivos.E isso todos os meses, por pelo menos 35 anos...enfim, é muita coisa. Esse site aqui exemplifica a utilização de absorventes internos por uma mulher durante um ano, e a imagem assusta. Nada sensacionalista: eu, em cada começo de ciclo gastava FÁCIL de um a dois pacotes de absorvente POR DIA!

Mas vamos arrendondar pra menos. Digamos que você use uma caixinha de O.B. ou um pacotinho de absorvente externo POR CICLO,o que significa 10 absorventes por ciclo. Como são 12 ciclos por ano, você gasta em um ano (jogando BEM baixo, já que até por medidas higiênicas os absorventes devem ser trocados regularmente) 120 absorventes. Em dez anos, que é o tempo de duração de um coletor, são 1.200 absorventes! Pra onde vai todo esse lixo, mulher? Não tá na hora de mudar?

*Preocupação ética: Por determinação da ANVISA, os absorventes devem ser testados em animais. Pode não ser uma preocupação sua, mas se questione: animais que sentem e sofrem, devem mesmo passar pela tortura dos testes para você usar algo que nem necessário é? (digo que não é necessário pois existe no mercado uma alternativa ética, oras!) Eu acho que não.

*Saúde: Já ouviu falar da síndrome do choque tóxico? É uma doença que acomete mulheres que usam absorventes internos por tempo prolongado. Não é muito comum, mas pode ser fatal. Aqui um pouco mais sobre ela.

Bom, além disso, você deve imaginar que os absorventes não são livres de produtos químicos, não é mesmo? Já até rolou um e-mail dizendo que colocam no OB uma substância que faz a mulher sangrar mais, pra comprar mais absorventes. Não duvido. Mas fora qualquer especulação, é fato que os absorventes têm AO MENOS alvejante em sua composição, para deixá-lo branquinho. E esse produto químico fica em contato direto com seu corpo, já pensou nisso? Vixi, e os que vem com perfuminho?

*Dinheiro: Bom, vou fazer um cálculo parecido com o da quantidade de absorventes. Digamos que você gaste 4 reais por ciclo (só com absorventes, nem vou dizer que papel higiênico vai aos montes) o que é uma estimativa até baixa. 4 reais x 12 ciclos = 48 reais.E em 10 anos(tempo de uso do coletor),você gastaria 480 reais.
O preço médio do coletor é de 70 reais. Dá pra comprar mais barato em alguns sites estrangeiros, ou mesmo se você for dar uma passeada fora do Brasil. Ou seja, são mais de 400 reais que você economiza. O preço inicial do coletor pode assustar, mas é claramente mais vantajoso nesse sentido.

*Higiene: sim, higiene! Embora a maioria das pessoas faça cara de nojo quando eu falo de coletor (como eu já disse, acho que toda essa aversão vem da opressão à mulher e sua sexualidade) o que é anti-higiênico e muitas vezes nojento, é ter um absorvente de algodão, abafado, cheio de sangue, dentro de você ou grudado na sua calcinha...é um prato cheio à proliferação de bactérias!! Isso sim, é desagradável, sem contar o mau-cheiro, né meninas?...e aquela cordinha do O.B. então ?Horrível!

O coletor não entra em contato com o meio externo, e se mantém limpo o tempo todo...o sangue fica num ambiente totalmente estável (seu corpo) até o momento de ser descartado. Mais higiênico que isso impossível! Muitas mulheres comentam que pela primeira vez conseguiram se sentir limpas durante a menstruação, com o coletor.
Agora, se você acha nojento tocar seu próprio corpo, são outros quinhentos...e sugiro que repense isso, o que aliás me leva a outro motivo para usar o coletor...

*Aceitação e auto-conhecimento: Sim, em pleno século 21 ainda precisamos falar às mulheres que elas não se envergonhem de seu corpo, que não façam, por exemplo, toda uma operação para esconder seu absorvente,quando precisarem ir ao banheiro trocá-lo...(quem não viveu ou viu alguma mulher passar por essa situação?)
Vocês já se perguntaram por que os comerciais sempre exemplificam o poder de absorção dos absorventes com um líquido azul? Por que não vermelho? Sim minha gente,porque a menstruação é considerada algo nojento, um tabu...absurdo não?
Ou seja,usar o coletor menstrual também é uma forma de aceitação, uma forma de não encarar mais como tabu o nosso corpo, o nosso ciclo, as nossas necessidades. Outra vantagem que vem depois é o conhecimento do próprio corpo: seu canal vaginal, seu colo do útero, a quantidade de sangue eliminada por ciclo...é bem legal.


2 comentários: