Basicamente,é um copinho bem flexível, feito de silicone hipoalergênico (a maioria deles) que, durante o ciclo mestrual, ficará no canal vaginal da mulher, coletando o sangue.
Durante o uso, a mulher retira o coletor e esvazia seu conteúdo, sempre que necessário, lavando-o com água e recolocando-o novamente. É super tranqüilo. Como é de material flexível, se adapta ao corpo, evitando desconfortos.
Hm...mas como colocar?
Primeiramente a mulher escolhe uma posição confortável (sentada, em pé, de cócoras...).
Ele deve ser dobrado, o que diminui seu tamanho.Existem várias maneiras de dobrar. Aqui nesse link elas estão exemplificadas. Depois de dobrado, a mulher o insere dentro do canal vaginal e confere se ele abriu direitinho. Por causa do formato ,uma vez dentro do canal ele se abre e naturalmente forma um vácuo, o que o mantém no lugar e impede vazamentos. Dá pra sentir se ele abriu corretamente ou não, e se você notar que não abriu , umas mexidinhas no coletor, ou mesmo tirar e recolocá-lo resolverá o problema. O coletor não deve ficar necessariamente próximo ao colo do útero, o ideal é que ele não seja inserido muito fundo, para que fique ao alcance das mãos. O cabinho do coletor geralmente fica para fora. Algumas mulheres se incomodam com o cabinho e o cortam, como foi o meu caso.
Como retirar?
De novo, em uma posição confortável (que pode ser inclusive sentada no vaso, como eu faço) a mulher deve fazer uma forcinha - como se fosse fazer xixi, e logo o coletor é impulsionado (um pouco) para fora. Daí, pode-se puxar o cabinho ou já alcançar a base do coletor com as mãos. Ele estará limpo, notem, pois o sangue menstrual estará DENTRO do coletor. Assim que a base for alcançada, aperte-a, pois como dito acima, ele forma um vácuo que deve ser desfeito antes da retirada. Assim que sentir que o vácuo saiu, puxe, retire-o totalmente e despeje o conteúdo no vaso sanitário, lavando em seguida para recolocar.
Os coletores são fabricados industrialmente desde 1930. Apesar disso, infelizmente seu uso não é muito popular, acredito eu, devido ao grande tabu que envolve a sexualidade feminina e tudo que se relaciona a isso, como disse no post inicial.
Hoje em dia, são fabricados de várias formas e cores, e em geral as marcas disponibilizam o tamanho 1 e 2 ou P, M e G. Decidir qual marca e tamanho usar é uma opção pessoal, embora se recomende o tamanho maior para as mulheres que tem mais de 30 anos, as que já tiveram filhos ou até mesmo as que tem o fluxo mais intenso. A diferença entre um e outro pode ser grande:
adorei.. estou curiosa pra usar!
ResponderExcluir