domingo, 13 de dezembro de 2009

Coletores Menstruais, parte 1 - O que é o coletor?

Falarei dos modelos não descartáves, pois são os que me interessam, tanto pela praticidade como baixo impacto ambiental. Tais modelos são reutilizáveis e duram até 10 anos (!!!)


Basicamente,é um copinho bem flexível, feito de silicone hipoalergênico (a maioria deles) que, durante o ciclo mestrual, ficará no canal vaginal da mulher, coletando o sangue.
Eis o coletor:





Aqui, uma gama de modelos
(os roxinhos são da marca Meluna):











Aqui, sua posição no corpo:




Durante o uso, a mulher retira o coletor e esvazia seu conteúdo, sempre que necessário, lavando-o com água e recolocando-o novamente. É super tranqüilo. Como é de material flexível, se adapta ao corpo, evitando desconfortos.

Hm...mas como colocar?

Primeiramente a mulher escolhe uma posição confortável (sentada, em pé, de cócoras...).


Ele deve ser dobrado, o que diminui seu tamanho.Existem várias maneiras de dobrar. Aqui nesse link elas estão exemplificadas. Depois de dobrado, a mulher o insere dentro do canal vaginal e confere se ele abriu direitinho. Por causa do formato ,uma vez dentro do canal ele se abre e naturalmente forma um vácuo, o que o mantém no lugar e impede vazamentos. Dá pra sentir se ele abriu corretamente ou não, e se você notar que não abriu , umas mexidinhas no coletor, ou mesmo tirar e recolocá-lo resolverá o problema. O coletor não deve ficar necessariamente próximo ao colo do útero, o ideal é que ele não seja inserido muito fundo, para que fique ao alcance das mãos. O cabinho do coletor geralmente fica para fora. Algumas mulheres se incomodam com o cabinho e o cortam, como foi o meu caso.


Como retirar?


De novo, em uma posição confortável (que pode ser inclusive sentada no vaso, como eu faço) a mulher deve fazer uma forcinha - como se fosse fazer xixi, e logo o coletor é impulsionado (um pouco) para fora. Daí, pode-se puxar o cabinho ou já alcançar a base do coletor com as mãos. Ele estará limpo, notem, pois o sangue menstrual estará DENTRO do coletor. Assim que a base for alcançada, aperte-a, pois como dito acima, ele forma um vácuo que deve ser desfeito antes da retirada. Assim que sentir que o vácuo saiu, puxe, retire-o totalmente e despeje o conteúdo no vaso sanitário, lavando em seguida para recolocar.

Os coletores são fabricados industrialmente desde 1930. Apesar disso, infelizmente seu uso não é muito popular, acredito eu, devido ao grande tabu que envolve a sexualidade feminina e tudo que se relaciona a isso, como disse no post inicial.


Hoje em dia, são fabricados de várias formas e cores, e em geral as marcas disponibilizam o tamanho 1 e 2 ou P, M e G. Decidir qual marca e tamanho usar é uma opção pessoal, embora se recomende o tamanho maior para as mulheres que tem mais de 30 anos, as que já tiveram filhos ou até mesmo as que tem o fluxo mais intenso. A diferença entre um e outro pode ser grande:














comparação entre P M e G da marca meluna (retirado do site MelunaBrazil)

Eu comprei o Green Donna tamanho 2, pois apesar de ter 23 anos e não ter filhos, sempre achei meu fluxo exageradamente intenso,rs.

Um comentário: